mardi, février 07, 2012

Jackpot entrevistado por Zeblak

[Zeblak] Desde quando faz rap tuga e porquê ? O que é que te incentivou a fazer rap ?
[Jackpot] Bom, eu oiço hip hop tuga quase toda a minha vida, mas comecei a pratica-lo a partir de Dezembro de 2004.
O que me incentivou a fazer rap basicamente foi o meio ambiente onde cresci. Não estou a falar somente dos meus problemas em casa mas sim da minha zona no geral. O meu bairro, BCV de Cascais (Bairro da Cruz Vermelha), fica situado entre Sintra e Cascais (ironicamente mesmo ao lado da prisão do Linhó) e é um dos ghettos mais problemáticos de Cascais … Geralmente quando se fala de Cascais diz-se que é uma zona só de gente com dinheiro (as ditas "tias") e condomínios luxo … isso impulsionou-me fortemente a querer marcar presença da periferia (bairros sociais) no "mapa" e mostrar que Cascais não é perfeito como a comunicação social mostra.

Quais são as mensagens nas tuas letras ?
Eu não tenho uma mensagem central … falo um pouco de tudo. Hoje posso estar a viajar num tema mais consciente à volta do sistema corrupto que vivemos ou da crise financeira no qual estamos a passar, e do nada, passar para outro som a falar de canjas e laranjas … Sou muito espontâneo e controverso no que toca a temas, por isso não me agarro somente a um.

Donde vem a tua inspiração ?
Nomeadamente da minha rotina, do meu bairro, dos meus amigos, até de simples conversas … Sou um gajo que agarra pormenores comuns e transforma isso em inspiração. Obviamente também me inspiro no mundo em geral, mas com tantos rappers a falar das mesmas merdas que acontecem, eu prefiro não me focar muito nesse tipo de inspiração e tentar encontrar fontes que quase ninguém toca.

Qual é o teu objetivo no rap português ?
Epah não sei, canto por gosto … Se ganhar com isso melhor ainda.

Donde vem o teu amor pelo rap ?
O que eu sinto pelo rap é inexplicável, gosto dele mas não te sei dizer se é amor ou vicio. Só sei que preciso dele como ele de mim ...

Porquê o nome Jackpot ?
Inicialmente usava o nome artístico de Dany B. Durante dias investi todo o meu conhecimento a desenvolver a arte de produzir, editar e compor músicas. Com o passar do tempo fui evoluindo na produção de instrumentais, no flow e nas letras e reparei que Dany B já não se enquadrava muito com o meu estilo. Quando dei por mim tinha a combinação certa para marcar a diferença no movimento. Então tive uma ideia, mas não podia me auto declarar de eureka ou cena assim … Então agarrando no conceito "combinação certa" (flow, beats e rimas), nasceu o Jackpot simbolizando a conquista de um objetivo que muitos querem mas que poucos alcançam. Mais tarde apareceram outros Jackpot’s no movimento. Então para não me confundirem com eles, decidi juntar ao nome as iniciais do bairro onde eu cresci. Então ficou Jackpot BCV.

Podes falar da Golden Mic e Slotmachine ?
A Golden Mic foi criada no ano de 2005 por um grupo de jovens, todos oriundos da periferia de Cascais. Tem como objetivo acolher e possibilitar dar projeção a outros jovens provenientes de bairros sociais (ghettos) fornecendo condições para estes mesmos expandirem a sua criatividade a troco da sua dedicação não só pelo grupo mas acima de tudo por esta cultura que nos une.
A Slotmachine Produções é um subgrupo criado dentro da própria Golden Mic. Inicialmente surgiu como uma ideia minha para uma mixtape, mas decidimos agarrar no conceito e fazer disso um nome para um grupo. Inicialmente era composto por mim, pelo Ferro (aka Hannibal) e Dj M.G.L.
Hoje já temos mais 3 membros … o Kamerman, o K e o Alex.

Foste influenciado com alguns mc's ou outros estilos musicais ?
Epah identifico-me com 2Pac, B.I.G., Mano Brow, MV Bill, Atoxikus, Mos Def, Krs One, Wu Tang, Das Efx …

Com quem querias trabalhar (musicalmente claro) ?
Eu só trabalho com quem eu sinto que consigo conciliar o meu estilo. Não me interessa se o outro artista é famoso ou desconhecido. Se não for do meu feeling então cago no assunto. Prefiro mil vezes gravar uma música bombástica com alguém que eu sinto, do que fazer uma bela merda sonora só para ganhar mais projeção no nome.

Como vês a evolução e o futuro do rap tuga ?
A nível de qualidade sonora posso dizer que o rap tuga evoluiu muito. O people já não se baseia naquela cadência de rimas básicas, e hoje em dia há mais diversidade de flows e de beats, o que é muito bom para quem faz e para quem ouve rap tuga.
Mas a nível de filosofia e conhecimento sobre o significado simbólico desta matéria, a Tuga ainda está um pouco atrasada. Mas com o tempo e mais dedicação das gerações correntes, pode ser que a Tuga venha a dar bons frutos no movimento hip hop. Quanto ao futuro … a família Golden Mic estará sempre a representar.

Novos projetos ? E a mixtape volume 3 ?
Tenho uma bomba guardada aqui no meu stock de projetos que é o meu álbum "Free_Estilo". Só estou à espera do momento e do investimento certo para soltar a fera, porque quando isto sair, vai haver gente a cuspir molho dos ouvidos só do vício que isto vai provocar ahahahah. Mas entretanto vou lançar uns vídeo clips só para dar aquele tesão ao people.
Quanto a mixtapes, já estou a preparar o volume 3 (que é a minha 4ª mixtape), e posso dizer que pela qualidade do produto, esta merda nem devia ser considerada de mixtape. É o seguimento da série "Mixtape Jackpot Produção" e vai se chamar "Fuck off".

É fácil ser mc em Portugal ?
Sim é fácil… difícil é carregar a responsabilidade desse fardo, ganhar o reconhecimento dos outros rappers e conseguir a projeção necessária para obter o título de mc.

Uma última palavra para os leitores …
Obrigado pela vossa atenção … mando um forte abraço em nome da família Golden Mic e Slotmachine a todos aqueles que apoiam e ajudam a manter o street rap vivo … ah, e não se esqueçam : 

"É admirável ver a luta para cada conquista, Ter nascido sem nada e conseguir subir na vida …"        By : Jackpot BCV


Fevereiro 2012

Aucun commentaire: